(27/09/2022) A ASBG atende surdos, suas famílias e cuidadores, a fim de apoiar e promover seus direitos na sociedade. Dia 26 de setembro é muito mais do que o Dia ...
Sua ajuda é fundamental para manter a qualidade do nosso trabalho.
27/09/2022
A ASBG atende surdos, suas famílias e cuidadores, a fim de apoiar e promover seus direitos na sociedade.
Dia 26 de setembro é muito mais do que o Dia Nacional do Surdo, é a data de fundação da primeira escola de surdos no Brasil em 1957, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Foi quando iniciou a cultura e comunidade surdas, as línguas gestuais começaram a ser melhor estudadas e com isso, as lutas pelos direitos dos surdos foram cada vez mais sendo compartilhadas.
O Setembro Azul é divulgado neste período, e nele destacam-se histórias de lutas por uma sociedade mais justa e inclusiva, além de celebrar os direitos conquistados pela comunidade surda. “A cor possui um significado que, para muitos, pode ser triste, mas também pode ser encarada como um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda. A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados ‘inferiores’, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço – o que incluía a população surda”, explica a presidente da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG), Daniela Flamia.
A presidente ressalta que os intérpretes de Libras têm um papel fundamental na promoção da inclusão e do acesso à informação de milhões de pessoas surdas. “A principal atribuição é garantir a intermediação comunitária entre os usuários da Língua Brasileira de Sinais, por meio da interpretação da língua oral-auditiva para a visuoespacial, e vice-versa”, salienta.
Durante a pandemia de coronavírus, a crise na indústria cultural fez os artistas se abrirem para um novo mercado, as lives. Mas não são só os cantores famosos que fizeram sucesso com os shows on-line, intérpretes se destacaram durante as apresentações, embalados pelos mais diversos ritmos ao traduzirem as canções para a comunidade surda. Daniela valoriza o resultado do trabalho desses profissionais. “Após isso, o êxito dos tradutores-intérpretes de Libras (TILS) foi tamanho que, em meio a performance de ídolos nacionais como Marília Mendonça, Gustavo Lima e Bell Marques, eles dominaram a lista de assuntos mais comentados das redes sociais”, informa.
Segundo Daniela, o intérprete pode atuar em diferentes contextos e ambientes, como escolas, universidades, repartições públicas, órgãos administrativos, congressos, empresas privadas, seminários e programas de televisão. “Dessa forma, é possível proporcionar uma comunicação mais inclusiva e garantir a integração da comunidade surda na sociedade”, fala.
A presidente informa que, quem tem problemas auditivos, apresenta algumas dificuldades para realizar atividades rotineiras. Portanto, com o objetivo de melhorar a situação, foram definidos alguns projetos de lei e decretos que garantem os direitos dos surdos em diversos aspectos, como a prioridade de atendimento, acesso à informação, direito à escola bilíngue, à educação, ao trabalho e à saúde, além da obrigatoriedade do Teste da Orelhinha. “Como a surdez é uma deficiência que não deixa qualquer tipo de marca física nos bebês, o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas consta como um dos procedimentos obrigatórios do SUS desde 2010 e é totalmente gratuito. O exame é simples e pode ser feito até mesmo com o bebê dormindo. Um fone é colocado no ouvido para que emissões otoacústicas possam ser medidas”, menciona.
Veja a matéria completa no site do Jornal Semanário.
01/11/2024
Festa Julina15/10/2024
Feliz Dia do Professor04/10/2024
Coroação das soberanas da Fenavinho