Codas | Filhos de Pais Surdos | ASBG

ASBG - Associação dos Surdos de Bento Gonçalves

Sua ajuda é fundamental para manter a qualidade do nosso trabalho.

Saiba como contribuir

Codas

Até a década de 80, pessoas filhas de pessoas surdas eram referidas, na língua inglesa, como HCDPs (Hearing Children with Deaf Parents). O termo Coda ganhou popularidade através da fundação da organização Children of Deaf Adults Inc (CODA), que, em português, é traduzido como Filho de Pais Surdos.

Pessoas Coda fazem parte de uma comunidade muito forte, mas pouco conhecida, que integra sua cultura e identidade surda com o mundo da audição, representando um grupo com a sua própria língua e cultura.

Várias outras siglas, como Soda (Sibling of Deaf Adult - Irmão de Surdo), Koda (Kid of Deaf Adult - bebês e crianças surdas - menores de 18 anos) ou Goda (Grandchild of Deaf Adult - Netos de Surdos) podem ser encontradas em textos sobre o assunto.

Recentemente, a palavra Coda, bem como a comunidade surda, ganharam bastante atenção com o filme "No Ritmo do Coração (CODA)", que deu preferência a atores deficientes auditivos e incluiu pessoas surdas na equipe de produção. Em 2022, o longa ganhou o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Adaptado, além do prêmio de Melhor Ator Coadjuvant para Troy Kotsur - primeiro ator surdo a receber o prêmio.

Ainda há muito trabalho a ser feito para integrar os surdos à sociedade, mas usar as pessoas Codas para quebrar as barreiras da comunicação não é a resposta. Faça a diferença aprendendo a se comunicar em linguagem de sinais.

CODA ou Coda?

A maioria dos autores referem-se à palavra CODA, escrita em maiúsculo, como sendo a sigla da organização internacional CODA Inc., enquanto Coda, seria o adjetivo usado para designar as pessoas filhas de Surdos.

Como apoiar Codas e suas famílias

- Respeite que as crianças Codas são biculturais e bilíngues e tem necessidades diferentes para suas identidades surdas ou com deficiência auditiva.

- As escolas e outros ambientes profissionais devem garantir oportunidades iguais aos pais surdos para que eles possam participar da educação de seus filhos e atender às suas necessidades. A falta de comunicação nunca deve ser a razão pela qual os pais surdos não consigam alcançar ou entender seus filhos.

- Todas as crianças ouvintes devem ser capazes de se comunicar fluentemente com pais surdos.

Children of Deaf Adults Inc (CODA)

A organização, fundada nos Estados Unidos por Millie Brother (uma Coda), visa promover temas e direitos relacionados às experiências de filhos ouvintes de pais surdos. Conheça!

Depoimento

Tenho um filho surdo. A associação para nós é o coração da família, onde podemos ter apoio para nossos filhos, eles aprendem a língua mãe e LIBRAS, se encontram com os amigos e aprendem o que precisa para viver em sociedade. É o local onde meu filho fica calmo e tranquilo, pois ele é compreendido.

Eliege (mãe do André)

Veja Mais Depoimentos